Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; plgSystemSEOGenerator has a deprecated constructor in /home/mliellwe/public_html/plugins/system/seogenerator/seogenerator.php on line 36
O que preciso para ter um site? | MLiell Desenvolvimento e Consultoria Web
  • (66) 9915-2288
  • mliell.info@gmail.com

    O que preciso para ter um site?

    Olá, hoje vou falar aqui sobre uma das maiores dúvidas dos clientes: “O que preciso para ter um site?”. É claro que para quem nunca trabalhou com desenvolvimento ou mesmo quem tem algum conhecimento em informática possui algumas dúvidas em relação a Websites, e quero com esse artigo esclarecer algumas.
    Vamos dividir em 3 partes para você entender melhor: Domínio, Hospedagem e Website.
    O que é um Domínio?

    dominioDomínio é um nome que tem a finalidade de localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números (IPs). Imagine uma propaganda na TV da Coca-Cola falando assim no final: “Acesse agora nosso site: 258.147.587.25”, você conseguiria decorar esses números? Tudo bem, tem pessoas boas de memória, mas fica inviável decorar vários números e ter que digitá-los depois. Então o domínio nada mais é que um nome “camuflando” esse número, e assim facilitando o acesso e a memória de todos!


    Para você criar um domínio é necessário registar o mesmo, esse registro deve ser feito por uma empresa certificada para esse tipo de serviço. Darei um exemplo de como registar um domínio .COM.BR. Acesse o site do Registro.br (www.registro.br) que pertence ao ( Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br que foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País). Através desse site você deverá realizar uma pesquisa para verificar se o domínio que você quer registrar (Ex: www.NOME.com.br) está disponível, pois ele já pode estar sendo utilizado por alguém, caso esteja disponível você pode realizar o registro do mesmo se cadastrando e pagando uma taxa que hoje é de R$ 30,00 anuais. Lembrando que estou falando aqui somente de domínios nacionais, veja aqui (http://registro.br/dominio/dpn.html) a lista de categorias de domínio disponível para registro. Cadastrado o domínio vamos falar da hospedagem.

    O que é hospedagem?

    Hospedagem de Sites é um serviço que possibilita a pessoas ou empresas com sistemas online a guardar informações, imagens, vídeo, ou qualquer conteúdo acessível por Web. Provedores de hospedagem de sites tipicamente são empresas que fornecem um espaço em seus servidores e conexão à internet a estes dados aos seus clientes. Resumindo é onde seus arquivos que compõe o site estarão disponíveis para todos acessar. Ele fica armazenado/hospedado em um computador, que iremos chamar de servidor, pois possui configurações específicas para que um site possa carregar mais rápido e entre outras funcionalidades.

    servidor

     

    Existem vários serviços de hospedagem, e para você saber qual o melhor utilizar é necessário que o desenvolvedor do site faça uma pesquisa detalhada de como será seu site, para que assim contrate o melhor serviço com as ferramentas necessárias. Serviços de Hospedagem compartilhada são aqueles que hospedam vários sites em um servidor compartilhando a mesma “banda” de internet, ou seja, é como se em um computador tivesse 10 sites e apenas 1 link de internet para enviar essas informações, e é ai que entra o servidor dedicado, que possui uma “banda” de internet exclusiva somente para seu site e é mais utilizado para sites com muitos acessos. Não posso deixar de falar aqui sobre a segurança, procure sempre serviços que tenham um bom suporte e mostrem seriedade.


    Como Desenvolver um WebSite?

    Vamos ver o que nos diz o Dicionário: Website é uma palavra que resulta da justaposição das palavras inglesas web (rede) e site (sítio, lugar). No contexto das comunicações eletrônicas, website e site possuem o mesmo significado e são utilizadas para fazer referência a uma página ou a um agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet através de um determinado endereço. No Português Europeu é também comum utilizar o termo sítio da internet ou sítio eletrônico.

    websiteEntão o Website ou Site nada mais é do que um conjunto de arquivos que geram uma imagem/layout final para o usuário, ou seja, aquilo que você vê quando acessa um site é o resultado final de vários códigos, sejam eles em PHP, HTML, JAVASCRIPT e por ai vai. Esses códigos são digitados em arquivos e hospedados lá no servidor que você contratou. Então quando você abre um site em seu navegador, o mesmo interpreta esses códigos e os transformam no que você está vendo, seja imagens, textos e qualquer outro elemento.

    Para se ter uma ideia, você pode criar um site pelo bloco de notas, digitando apenas códigos, mas hoje se torna inviável desenvolver um site somente em um editor de texto, até mesmo pela demora e cansaço que isso traz. Hoje temos diversas ferramentas e Gerenciadores de Conteúdo que tornam esse trabalho mais profissional, seguro e ágil. Entre eles posso citar o Joomla!, que clicando aqui você saberá um pouquinho sobre ele.

    Espero que tenham gostado do artigo e qualquer dúvida poste um comentário abaixo! Abraços.

    logomliell

     

    Atuando desde 2007 na área de Tecnologia, a MLiell Desenvolvimento e Consultoria Web busca as melhores soluções para atender seus clientes com o objetivo de obter sempre os melhores resultados. Somos especializados no desenvolvimento de WebSites, Lojas Virtuais e Blogs, bem como serviço de Hospedagem com um Suporte Técnico diferenciado.

    Área Restrita

    Nossa Fan Page